(1)

Atos 15:16-17 “Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei. Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome. ” O tabernáculo de Davi foi construído para colocar a arca da aliança. A arca da aliança era o lugar da presença manifesta do Senhor. No tempo em que Eli era sacerdote, seus filhos tinham perdido o temor. Estavam pecando contra o Senhor e usaram a arca na guerra de forma incorreta, ou seja, como uma tentativa de forçar Deus a lhes dar vitória. Porém, Deus não tem compromisso com homem nenhum. Ele tem compromisso com Sua Palavra. Assim, Israel foi derrotado pelos Filisteus e a arca foi levada. Na sua opinião, quais atitudes são necessárias para não perdermos o temor ao Senhor e não desobedecermos Sua Palavra?

(2)

Quando Davi se tornou rei de todo Israel ele trouxe a arca da aliança para dentro do tabernáculo de Davi. No tabernáculo, havia adoração 24 horas por dia e todos que entravam conseguiam estar diante da arca. Isso significava a presença de Deus disponível entre os homens. A arca é um símbolo do Cristão. Isso se deve ao fato dela ser feita de madeira de Acácia e coberta de ouro. A acácia era uma árvore espinhenta que nascia e sobrevivia no deserto. Assim, se tornava muito difícil retirar uma tábua perfeita para se fazer algo. Apesar disso, o Senhor pediu que a arca fosse feita com essa madeira e depois coberta de ouro por dentro e por fora. Todos nós éramos como essas árvores espinhentas no deserto. Daria muito trabalho até nos transformar em tábuas perfeitas, mas Deus não desistiu de nós. Além disso, aquela madeira foi coberta de ouro, o mais nobre dos metais. Isso representa o valor que o Senhor dá a cada um de nós. Ele nos cobre com a sua glória. Na sua opinião, de que forma Deus demonstra o Seu amor para conosco?

(3)

Hebreus 9:4 “ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança;” Bordão de Arão - o bordão de Arão é aquele que floresceu. Alguns homens em Israel estavam contestando a autoridade de Deus na vida de Arão. Então, o Senhor falou com Moisés que cada tribo traria um bordão (ramo ou cajado) e colocaria nesse bordão o nome da tribo. No bordão de Arão foi colocado o nome da tribo de Levi. Então, esses bordões seriam colocados diante do Senhor na tenda do Testemunho. No dia seguinte, o bordão de Arão havia florescido e dado amêndoas. Agora, como um galho cortado da árvore poderia ter vida? Como um galho cortado da árvore poderia dar frutos? Isso representa a nova vida em Cristo. Fomos cortados desse mundo, sepultados com Cristo, mas ressuscitamos com Cristo. Fomos regenerados para viver uma nova vida em Cristo Jesus. Hoje, somos sustentados pelo invisível, assim como o bordão de Arão. Como você acha que podemos manifestar a nossa nova vida em Cristo Jesus para as pessoas que estão a nossa volta?

(4)

Maná - Jesus disse que ele é o verdadeiro Maná, o verdadeiro pão que desceu do céu. João 6:58 “Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente. ” Ele é a fonte que mantém a nossa vida florescendo. A Lei - A lei teve um papel importantíssimo, porque ela aponta a transgressão. Porém, não dá uma solução para o pecado. Assim, a lei foi como um tutor (uma babá) para nos conduzir a Cristo. Hoje, a lei de Deus foi escrita em nossas mentes e nossos corações pelo Espírito do Senhor. Que atitudes você acha que devemos ter para que a Palavra de Deus permaneça sempre em nossas mentes e coração?

(5)

Hebreus 10:16 “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,” Então, a restauração do tabernáculo de Davi, que Tiago disse que já aconteceu, não está falando de uma nova tenda que foi construída. A restauração do tabernáculo que Davi representa que hoje o Senhor quer colocar a presença Dele disponível para todos os homens. Como a presença do Senhor estará disponível a todos os homens? Através da igreja. No antigo testamento, o lugar e objeto mais precioso era a arca da aliança. Hoje nós somos a arca da aliança. Como você se sente ao saber que Deus lhe escolheu para carregar a Sua presença?

(Conclusão)

Nós somos aquela madeira retirada daquela árvore espinhenta do deserto, que foi trabalhada e correta de ouro. Nós temos o bordão de Arão, ou seja, a vida que vem de Deus. Nós temos o Maná, Jesus, o pão da vida que nos dá a vida eterna. Nós temos a lei de Deus plantada em nossos corações, e o mais importante: hoje carregamos a presença de Deus e podemos levar a presença de Deus para todo mundo. O mundo poderá conhecer a presença de Deus através de nós. A restauração do tabernáculo de Davi somos nós, no qual existe adoração 24 horas por dia.

(Palavra da Oferta)

Um dos valores essenciais do Ministério Casa do Pai é uma generosidade extravagante. É assim que nós somos.
Parte da nossa visão é alcançar a todos com o poder do evangelho. Para isso, estamos investindo centenas de milhares de reais ao redor do mundo, para alcançar a todos com o poder do evangelho. Um desses lugares é Canastra. Canastra é uma região no sertão nordestino, onde as pessoas não tinham acesso à água potável, fazendo com que todas as famílias tivessem que viver com um único galão de água durante um mês inteiro. Viram o amor e a fidelidade de Deus após a perfuração de um poço profundo para abastecer a região. Além disso, uma equipe do Ministério Casa do Pai foi responsável pelo atendimento médico e esteve junto dessas pessoas tão preciosas.