(1)

Conquista. Ninguém sonha em ser um fracassado. Muito pelo contrário, dentro de nós existe um DNA de conquista. Nós nascemos para conquistar. Toda a bíblia fala de conquista. Quando Deus era com seu povo, o povo conquistava e prosperava, mesmo em meio à destruição e pobreza. Foi assim com Noé. Mesmo em meio à destruição ele prosperou com a arca e conquistou uma nova vida. Da mesma forma aconteceu também com Abraão. Ele cresceu, prosperou e conquistou novas terras, animais e servos. Com José, mesmo sendo vendido como escravo, se tornou o homem mais poderoso do Egito, abaixo apenas de faraó. Davi, quando todos, inclusive o rei, estavam com medo dos Filisteus, ele derrotou Golias. Sem Deus, o povo deixava de conquistar. Na sua opinião, quais atitudes podem nos tornar grandes conquistadores em várias áreas da nossa vida

(2)

Autoridade. Por que esses homens citados anteriormente conquistavam? Porque tinham autoridade. Noé teve autoridade sobre o dilúvio. Noé exerceu um tipo de autoridade que ninguém nunca havia exercido antes. Gênesis 6:17-18 “Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. ” Gênesis 7:15 “De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca; ” Abraão teve autoridade sobre os inimigos de Ló. Gênesis 14:20 “e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. ” Quando perdemos a autoridade, deixamos as circunstâncias da vida nos levar e passamos a não tomar as rédeas da situação. Na sua opinião, o que fazia esses homens de Deus terem tanta autoridade diante das circunstâncias?

(3)

José teve autoridade sobre as coisas espirituais e sobre todo Egito. Gênesis 41:25 “Então, lhe respondeu José: O sonho de Faraó é apenas um; Deus manifestou a Faraó o que há de fazer. ” Gênesis 41:42-44 (Abrir e Ler). Davi teve autoridade para falar em nome do Senhor. I Samuel 17:45. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

(4)

Santidade. Por que eles tinham autoridade? Por que tinha santidade. Noé era completamente separado daquele mundo. Gênesis 6:9a “Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; ” Abraão. Se separou de tudo quando o Senhor o chamou. Gênesis 12:1 “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; ” José se mantinha santo diante das tentações. Gênesis 39:10 “Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, ” Davi. Um Jovem totalmente separado para Deus. Atos 13:22b “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. ” Na sua opinião, que atitudes podem nos manter vivendo em santidade para com Deus?

(5)

Intimidade. Por que eles tinham santidade? Porque tinha intimidade. Noé. Gênesis 6:9 “Noé andava com Deus.” Abraão. Tiago 2:23. “e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.” José. Gênesis 39:23 “E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava. ” Davi foi um dos homens mais íntimos de Deus de toda a bíblia. Um homem que andava com Deus. Todos esses homens tinham intimidade com Deus. É muito lindo ser reconhecido como amigo de Deus, como aquele que anda com Deus e como aquele que tudo quanto faz, Deus prospera. Com isso, o que podemos fazer para nos tornar mais íntimos de Deus?

(Conclusão)

Deus nos chama para termos intimidade com Ele. Precisamos ser íntimos do Senhor, pois isso nos levará a uma vida de santidade. A santidade nos dá autoridade, e a autoridade nos leva a conquista. ISAC: INTIMIDADE – SANTIDADE – AUTORIDADE – CONQUISTA.

(Palavra da Oferta)

Muitos de nós deixamos de conquistar tantas coisas na nossa vida porque não temos autoridade. Isso acontece muito na área financeira. Não temos autoridade para conquistar uma vida financeira de bênçãos, pois não temos santidade e intimidade com o Senhor. Precisamos aprender a confiar que Deus é poderoso para não deixar nada nos faltar. Assim, vamos ofertar e dizimar com fé. Isso trará autoridade para a conquista de grandes coisas nas nossas finanças.