(1)

A família é escolha de Deus para ser a figura de quem Ele é. Os papéis exercidos na família são importantes para relevar Deus a humanidade, por isso, vamos falar sobre o papel dos filhos e irmãos dentro da família. Quando olhamos para Jesus percebemos que Ele é nosso maior referencial como filho e como irmão, Ele foi o primogênito entre muitos irmãos, dando a Sua vida para nos salvar. Como filho, em tudo, Ele agradou e honrou a Deus, valorizando sempre seus ensinamentos. Que postura você acha que devemos ter, dentro da nossa casa, para que nossa família reconheça que servimos a Jesus?

(2)

Filhos aprendem, obedecem, protegem e honram. 1) Filhos aprendem. Provérbios 1:8-9 diz "Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço. " e Provérbios 3:1- 2 diz "Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. " Devemos sempre valorizar os ensinamentos de nossos pais, pois eles têm mais experiências e podem nos ensinar muitas coisas, fazendo isso somos poupados de muitos erros. Se não tivemos um referencial de pai, hoje podemos conhecer mais profundamente um Deus Pai amoroso e sempre presente. Por que você acha que precisamos valorizar os conselhos de nossos pais?

(3)

Jesus aprendia e colocava em prática tudo aquilo que via o Pai fazendo. Em João 5:19" diz Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz." Precisamos dedicar mais tempo aos nossos pais. Pense um pouco: Você tem dedicado tempo para aprender mais de Deus? Você tem dedicado tempo para aprender mais com seus pais? Você tem tirado tempo para estar com eles e valorizar seus ensinos?

(4)

2) Filhos obedecem e honram. Em Efésios 6:1-3 diz "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra." Colossenses 3:20"Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor." José foi um grande exemplo de obediência. Gênesis 37:13-14 (Abrir e Ler). É importante ressaltar que Hebrom ficava a mais de 100 quilômetros de Siquém, esta era uma grande distância, porém José não reclamou, apenas obedeceu. Outro exemplo de obediência foi Davi. ISamuel 17: 15-19 (Abrir e Ler). Um efa equivale a 23 litros e 10 queijos, aproximadamente, 10kg, você já se imaginou carregando todo esse peso por uma longa distância? Davi fez em obediência ao seu pai. Que tipo de testemunho você acha que Davi e José alcançaram na sua família?

(5)

Honramos nossos Pais quando obedecemos e cuidamos deles. Em ITimóteo diz 5:4"Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus." Quando nos tornamos adultos temos a responsabilidade de cuidar dos nosso pais, ajudando-os a terem uma vida digna em sua velhice. 3) Filhos protegem. Em Salmos diz 127:4-5 "Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta." Na sua opinião, quais atitudes práticas podem nos assegurar que estamos cuidando de nossos pais?

(6)

Irmãos defendem, protegem, cuidam e se tornam referência. 1) Irmãos Defendem e protegem. Gênesis 37:21-22 (Abrir e Ler). Rubén defendeu José para que ele não fosse morto pelos irmãos. 2) Irmãos se sacrificam para salvar, andam juntos, são amigos, protegem, encorajam. O grande exemplo que temos de irmão é o nosso primogênito, Jesus. IJoão 3:16 "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos." Se Jesus deu a Sua vida por nós, como você acha que devemos tratar nossos irmãos?

(7)

3) Irmãos não são egoístas. O grande desejo de Deus é que todos sejamos salvos. Isso inclui nossos pais e irmãos. Podemos sentir alguma dificuldade em ganhar nossa família para Jesus, mas devemos crer e confiar no Espírito Santo. Se um dia nossas atitudes não refletiram o amor de Deus em nossas famílias precisamos nos dedicar em oração e mudar nossas atitudes, assim eles nos enxergarão de uma forma correta. Houve um tempo em que os irmãos de Jesus não o reconheciam, em João 7:5 diz "Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele", todavia, através do amor, dedicação e exemplo, isso mudou completamente, vemos isso em Atos 1:14 que diz "Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele." Como você acha que nossa família pode conhecer o verdadeiro amor de Deus?

(Conclusão)

Quando decidimos exercer corretamente nosso papel de filho e de irmão em nossas famílias, tudo começa a mudar. Nos tornamos referenciais tanto para os de dentro da nossa casa como para os de fora. Assim, através de nós muitos poderão conhecer o amor de Deus e ter suas vidas completamente transformadas. Devemos pregar e viver. Nos dedicando, em tudo, a sermos mais parecidos com o nosso maior referencial, Jesus.

(Palavra da Oferta)

Um dos valores essenciais do Ministério Casa do Pai é uma generosidade extravagante, somos assim! Parte da nossa visão é alcançar a todos com o poder do evangelho e para isso estamos investindo centenas de milhares de reais ao redor do mundo, com isso, queremos alcançar a todos com o poder do evangelho. A cada dia, na Índia, através do Pastor Marcelo e da Rosane, pessoas tem encontrado o verdadeiro amor que está em Cristo Jesus. Não tendo mais sua vida como preciosa, pois se dispõe a enfrentar perseguições em um dos lugares mais perigosos do mundo para um cristão. Todos os meses investimos na Igreja que se reuni na Índia, assim possibilitamos o crescimento do Reino de Deus nessa região.