(1)

A orfandade não é apenas a falta de um pai biológico, mas também a ausência de correção, disciplina e de um referencial. Hebreus 12:7-8 "É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos." A correção é para os filhos. 1 Samuel 3:13 "Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu." O sacerdote Eli não repreendeu seus filhos como o Senhor havia ordenado, por conta disso, sua casa e Israel sofreram consequências terríveis. A falta de correção, ensino e exemplo gera um legado de sofrimento e dor. Na sua opinião, por que aceitar a correção do Senhor é tão importante para nossas vidas?

(2)

Muitos pais, desde cedo, permitem que seus filhos façam suas próprias vontades, por conta disso transmitem um legado de prazeres aos seus filhos. Estes prazeres acabam definindo as rotas de suas vidas, e o fim de tudo é dor, sofrimento e morte. Provérbios 22:15 diz "A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela." Que atitudes você acha que devemos ter para que nossos filhos se tornem amigos de Deus e não amigos dos prazeres desse mundo?

(3)

As passagens bíblicas que leremos a seguir, mostram um triste legado que aconteceu na família de Davi. 2 Samuel 12:10 diz "Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher." 2 Samuel 13:28 diz "Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis" Absalão matou o filho do Rei. 2 Samuel 14:33 diz "Então, Joabe foi ao rei e lho disse. Chamou o rei a Absalão, e este se lhe apresentou e inclinou-se sobre o rosto em terra, diante do rei. O rei beijou a Absalão." Em virtude das atitudes de Absalão, visando a lei, o rei jamais poderia ter tido essa atitude de beijá-lo, percebemos assim que ele foi um filho que cresceu sem correção. Um dos motivos da ausência de correção por parte de Davi pode ter sido os muitos afazeres, tendo Absalão crescido com um senso de impunidade. Desta forma, nós que somos pais, precisamos corrigir nossos filhos sempre que necessário, pois isso definirá o legado que eles carregarão. Na sua opinião, qual teria sido a atitude correta de Davi para com Absalão?

(4)

2 Samuel 15:6 diz "Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel." Absalão começou uma rebelião contra seu pai, Davi, passando a persegui-lo, porém, o destino de Absalão foi muito triste e humilhante. 2 Samuel 18:9 "Indo Absalão montado no seu mulo, encontrou-se com os homens de Davi; entrando o mulo debaixo dos ramos espessos de um carvalho, Absalão, preso nele pela cabeça, ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que ele montava, passou adiante."2 Samuel 18:14 diz "Então, disse Joabe: Não devo perder tempo, assim, contigo. Tomou três dardos e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho." A maldição da orfandade é esse fim de sofrimento e dor. Quais atitudes podem nos resguardar de viver um legado como de Absalão?

(5)

Quanta dor, solidão, confusão na mente e insegurança há na ausência da paternidade. Por esse motivo, o papel do pai é fundamental em nossas vidas. A orfandade gera um vazio que tentamos preencher com muitas coisas, mas nunca conseguimos. Assim, para nos resgatar desse inevitável fim de sofrimento, dor e morte, ou seja, para nos resgatar dessa maldição, Deus Pai enviou seu filho Jesus. Gálatas 3:13 diz "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)" e Isaías 53:5 diz "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Quando entregamos nossas vidas a Cristo, que legado você acha que passamos a carregar?

(Conclusão)

A cura da orfandade está no fato de crermos que Cristo veio como fruto de um amor absurdo e incalculável da parte do Pai, para morrer a nossa morte, sentir a nossa dor e pagar pelos nossos pecados. Ao fazermos isso, deixamos de ser órfãos, pois recebemos Deus como nosso Pai. Visto todo esse ensino, precisamos ter certeza de três coisas: DEUS NÃO COMETE ERROS, portanto não repetirá os erros de nossos pais; DEUS NÃO DEIXARÁ QUE SEUS DESEJOS E PRAZERES CONSTRUAM UMA ROTA DE DOR E SOFRIMENTO; DEUS PAI NÃO TEM MEDO DE LHE CONFRONTAR E CORRIGIR.
Hebreus 12:4-5 diz Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido. Devemos entregar ao Senhor a dor, a solidão, a rejeição e a confusão. Recebendo a paternidade de Deus e o legado que Ele tem pra nós.

(Palavra da Oferta)

Um dos valores essenciais do Ministério Casa do Pai é uma generosidade extravagante. É assim que nós somos. Parte da nossa visão é alcançar a todos com o poder do evangelho. Para isso, estamos investindo centenas de milhares de reais ao redor do mundo, para alcançar a todos com o poder do evangelho. Através das cruzadas evangelísticas realizadas na África pelo Pastor Rafael Zimmermann, dezenas de vidas são alcançadas para Cristo. Nós do Ministério Casa do Pai fazemos parte disso, pois todos os meses enviamos recursos para que esse projeto se torne possível.