(1)

Gênesis 1:27-28 "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. " Por que você acha que Deus colocou uma família no jardim e não uma Igreja? A resposta está no fato de que a família foi a escolha de Deus para ser uma figura de quem Ele é. Na família, existem papéis importantes que mostram como Deus quer se revelar a humanidade.
Na sua opinião, como nossa família pode refletir Deus para as outras pessoas?

(2)

1) Pai: Deus quis se revelar para nós como um pai, por isso ele é uma referência na família. Mateus 6:9 "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;" 2) Esposo: Jesus é a figura perfeita de esposo. 2 Coríntios 11:2 "Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo."
3) Mãe: Deus se coloca acima da figura que, na família, mais representa o amor. Isaías 49:15 "Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti." Que atitudes você acha que nos tornarão mais parecidos com Jesus dentro das nossas famílias?

(3)

4) Esposa: A Igreja é a esposa de Cristo. Apocalipse 19:7 "Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou" 5) Filho: Jesus é o maior padrão de filho, obedeceu ao Pai em todos os momentos. João 17:1 diz: "Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti" 6) Irmão: Em Hebreus 2:11 diz: "Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos. " Nós e Jesus somos filhos do mesmo Deus, por isso Jesus não se envergonha de nos chamar "irmãos". Ele é o primogênito, o irmão mais velho. Seguindo o exemplo de Jesus, como você acha que devem ser as nossas atitudes em relação aos nossos irmãos?

(4)

O grande propósito da família é revelar Deus. Uma família que vive no padrão das escrituras facilmente entenderá quem Deus é, por exemplo, um filho certamente entenderá que Deus é Pai se seu pai viver o padrão das escrituras. Porém, quando esse padrão é desobedecido falhamos com a maior missão da família, que é revelar Deus. A igreja também tem esse papel de revelar Deus ao mundo. Se a igreja falhar nesse papel, como o mundo terá as referências certas? Efésios 5:24 diz: "Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. " Você, como Igreja, está completamente submissa a Cristo? Será que eu, como esposo, teria alegria se a minha esposa fosse tão submissa a mim quanto você é a Cristo? Deus criou o homem e a mulher com a grande capacidade de amar, para que através do conhecimento desse amor, a humanidade pudesse ter uma ideia de quem Deus é. De que forma você acha que podemos demonstrar o amor de Deus na nossa família?

(5)

O homem protege, dá identidade, lidera o lar, ensina, é o cabeça e ama. O homem protege: Em toda história bíblica, os homens sempre tiveram o papel de proteger, sempre foram os guerreiros e valentes que protegiam. O homem dá identidade: Gênesis 35:18 "Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim."; O homem lidera o lar: Gênesis 12:1 "Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; " O que você acha que poderia ter acontecido se Abraão não tivesse exercido a liderança sobre sua família levando-a consigo para uma terra que Deus ainda iria mostrar? O homem ensina: Deuteronômio 6:6-7 "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. " O homem é o cabeça: O cabeça cuida do corpo. I Coríntios 11:3 "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo. " O homem ama: Efésios 5:25-32 (Abrir e Ler).

(6)

A esposa coopera com a missão da família, auxilia e edifica a casa. Esposas cooperam: Ela precisa estar submissa e cooperar com o projeto que o marido tem para a família. Efésios 5:22 "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;" Esposas auxiliam: A palavra auxiliadora no hebraico significa ajuda, socorro. Gênesis 2:18 "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. " Esposas edificam a casa. Provérbios 14:1 "A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba. " Provérbios 31:27 (Abrir e Ler). Como você acha que uma esposa pode cooperar para os projetos da família?

(7)

Filhos aprendem, obedecem, honram e protegem. Filhos aprendem: Provérbios 1:8-9 (Abrir e Ler). Filhos Obedecem e honram: Efésios 6:1-2 (Abrir e Ler). Filhos protegem: Salmos 127:4-5 (Abrir e Ler). Irmãos se sacrificam para salvar, andam juntos, são amigos, protegem, encorajam. O grande exemplo que temos de irmão é o nosso primogênito, Jesus. Romanos 8:29 (Abrir e Ler). De que forma você acha que, como filhos, podemos honrar nossos pais?

(Conclusão)

Um grande problema em nossa atualidade é o fato de muitas pessoas não cresceram ou não vivem em um padrão de família que a Bíblia ensina. Por conta disso, tem dificuldades de entender quem Deus é. Visto isso, entra a missão da Igreja de mostrar que Deus é Pai dos órfãos e juiz das viúvas; que todos nós temos uma identidade de sermos Filhos de Deus; que Jesus é nosso irmão e amigo; que o Senhor nos protege, nos lidera, nos ensina, nos guia e nos ama!

(Palavra da Oferta)

Um dos valores essenciais do Ministério Casa do Pai é uma generosidade extravagante. É assim que nós somos. Parte da nossa visão é alcançar a todos com o poder do evangelho. Para isso, estamos investindo centenas de milhares de reais ao redor do mundo, para alcançar a todos com o poder do evangelho. No Sertão, sustentamos mensalmente o Pastor Raimundo e sua família, e o Pastor Manassés e sua família. Com isso, a cada dia, a Igreja no Sertão tem crescido e mais pessoas tem sido alcançadas pela pregação do Evangelho de Cristo.