(1)

Gênesis 11:1-6 "Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer." De acordo com o texto, percebemos que os planos do homem estavam distantes do coração de Deus, eles não estavam com o pensamento correto. O povo era um e todos possuíam a mesma linguagem, isso se tornou algo preocupante, pois, de acordo com a Palavra não haveriam limites para aquilo que o homem intentasse fazer. Então, o Senhor interviu confundindo a linguagem, dessa forma eles foram impedidos de continuar com seus planos.
Na sua opinião, por que ter uma mesma linguagem é tão importante para um grupo de pessoas colocar algum plano em prática?

(2)

Os homens podem alcançar coisas grandes se estiverem unidos e com o mesmo pensamento. Você já imaginou que grande poder existe em ter a mesma linguagem e o mesmo pensamento? Deus fez confundir a linguagem para barrar tudo aquilo que o homem intentava fazer. Desta forma, perceber-se que todas as vezes que estivermos unidos será muito fácil alcançar algo. Existe um poder na mesma linguagem, na união e na conexão certa. Que coisas grandes você acha que nós como Igreja podemos alcançar se estivermos unidos em um mesmo pensamento?

(3)

Precisamos de um só pensamento e uma só linguagem para conquistar e expandir o Reino dos Céus. Quando falamos de Reino, logo sabemos que existe um Rei e juntamente com este Rei um exército sob sua hierarquia. Um reino requer planos de defesa, ataque e conquista. Precisamos expandir o Reino dos Céus, no qual Jesus é o Rei e toda direção vem Dele, pois quando Jesus veio a essa terra edificou a Igreja para que houvesse salvação ao perdido, reconciliando o homem com o Pai no qual nos fez governar junto com Ele. A única forma de fazermos a diferença nesta terra é expandir o Reino dos Céus ao ponto de ganharmos as nações para Jesus – se estivermos unidos com a mesma linguagem e com o mesmo pensamento. Na sua opinião, que ferramentas o Senhor tem nos dado, através da igreja, para que possamos expandir o Reino dos Céus?

(4)

Não existem limites para o mesmo pensamento e para a mesma linguagem e o inimigo sabe disso, sabe tanto que o reino das trevas é muito organizado. A Bíblia fala em Apocalipse que nos últimos dias haverá um só governo e uma só moeda e que o anticristo irá governar sobre tudo isso. A única forma do anticristo controlar todas as coisas é fazer com que o mundo esteja conectado com o mesmo pensamento. A Igreja precisa, com urgência, atentar-se à isso, por isso, devemos nos conectar para que o Reino de Deus cresça e todos os planos do inimigo contra a Igreja do Senhor possam ser frustrados. Olhando para a realidade das células (se nos unirmos no mesmo pensamento, perseguindo um mesmo propósito) o que você acha que podermos alcançar?

(5)

1Coríntios 1:10 (Abrir e Ler). O apóstolo Paulo está fazendo essa recomendação para a igreja reunida em Corinto. Supomos que entre os irmãos poderia estar havendo dois pensamentos, gerando divisões, isto não estaria sendo bom para o Reino de Deus. Desta forma Paulo instruiu as pessoas para que sejam inteiramente unidos, sendo esta uma característica da Igreja de Atos, visto que, eram unânimes, ou seja, estavam em conformidade uns com os outros. A partir disso, algumas perguntas surgem para nos fazer pensar: o quanto você está conectado com seus irmãos? Você tem se unido em um mesmo pensamento e em uma mesma linguagem com os seus pastores? Você tem se preocupado com aquilo que seus líderes estão pensando e em qual linguagem têm falado? Quão conectado você está com seu discipulador? A Bíblia é muito clara quando fala: "Faleis todos a mesma coisa, para que não haja divisões". Devemos nos esforçar para estarmos unidos no mesmo pensamento, por exemplo, se é tempo de juntos como Igreja orarmos por algo específico, vamos fazer isso; se é tempo de evangelizarmos no período do carnaval e participar daquilo que a igreja organizou, vamos juntos fazer isso e assim por diante. Na sua opinião, qual importância nossos irmãos podem ter no cumprimento do nosso chamado?

(6)

Você está fazendo parte do Corpo de Cristo? Jesus é o cabeça do corpo, precisamos nos direcionar para onde Ele nos manda ir. Se você não está conectado com a vida da igreja, com o que você está? Muitas pessoas chegam na igreja, mas não se envolvem. Até amam Jesus e tem um coração disposto a servi-lo, mas estão completamente desconectados com os irmãos e com a vida da Igreja. Uma realidade extrema: se não estamos conectados com as coisas de Deus, com toda certeza, estamos conectados com as coisas do mundo e a consequência é a ausência de uma vida de santidade plena com Deus, pois o pecado sempre vai estar presente. Essa realidade mudará se decidirmos nos conectar com alguém que nos ensine, nos corrija, que ore conosco e nos alinhe ao propósito de Deus para nós. Se fizermos isso, nossa história nunca mais será a mesma. Existe um poder quando nos conectamos com as pessoas certas. Por que você acha que precisamos nos esforçar para estarmos conectados com uma pessoa que nos ajude na nossa caminhada com Deus?

(Conclusão)

João 17:20-21 (Abrir e Ler) A única forma do mundo crer em Jesus é se a Igreja estiver unida! Se estivermos juntos em um mesmo propósito e falando a mesma linguagem iremos expandir o Reino dos Céus. Como Corpo de Cristo, precisamos ter o mesmo pensamento dos nossos pastores e líderes, pois eles são direcionados pelo Senhor Jesus, e nos ajudaram a viver nosso chamado e a perfeita vontade de Deus. Assim como na torre de babel que Deus falou que ninguém poderia segurar o homem se ele estivesse unido, assim ninguém poderá segurar a Igreja se ela estiver unida.