(1)

No evangelho de Lucas está escrito sobre o nascimento de João Batista. Zacarias, pai de João Batista, orava para ter filhos, pois sua mulher era estéril. Certo dia, o Anjo Gabriel apareceu a Zacarias falando-lhe que sua oração havia sido ouvida e Isabel ficaria grávida. Porém, Zacarias duvidou. Como Zacarias não acreditou em algo que há muito tempo ele orava? Isso tem acontecido com muitas pessoas ultimamente. Muitos cristãos estão orando ao Senhor já duvidando que receberão aquilo que estão pedindo.
Qual seria o motivo dessa incredulidade? A nossa consciência para com Deus. Na sua opinião, o que precisamos ter para vermos grandes milagres acontecendo?

(2)

I João 3:21 “Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. ” A palavra “confiança” no original é liberdade para falar. Quando fazemos a vontade de Deus e não vivemos na prática do pecado, temos confiança de estarmos em Sua presença. Precisamos dessa confiança para vivermos os milagres. O grande problema é que muitos de nós estamos orando com acusação dentro do coração, acreditando que nossas orações não serão ouvidas. No entanto, o perdão de Deus está disponível para nós. Se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça. Com base nessa verdade, nosso coração não nos acusará e entraremos em Sua presença com confiança. Na sua opinião, como podemos manter nosso coração limpo diante de Deus?

(3)

O perdão do Senhor está disponível para nós, porém não podemos deixar de encarar nossos pecados e nem perder a prática de confessar e abandonar. Algo que nos ajuda muito no nosso tempo de oração são os dez mandamentos. Vamos ver como podemos trabalhar nossa vida a partir dos dez mandamentos.
Êxodo 20:3 “Não terás outros deuses diante de mim”. A Bíblia fala de um tipo de pessoa que o Deus delas é o próprio ventre. Por conta disso, devemos ter muito cuidado para que nossas próprias vontades, sonhos e desejos não estejam sendo nosso deus. O Senhor precisa ser o centro da nossa vida, Ele precisa governar completamente. Precisamos deixar o Senhor sondar o nosso coração: Eu estou confiando completamente em Ti Deus? Alguma coisa, ou alguém ou eu mesmo está sendo meu próprio Deus? Na sua opinião, o que podemos fazer para não deixar algo ocupar o lugar de Deus em nossas vidas?

(4)

Êxodo 20:4 “Não farás para ti nenhum ídolo...” Existe idolatria em mim? Nossos conjugues, filhos, pastores, líderes, trabalho e ministério, por exemplo, podem se tornar ídolos para nós. Senhor, há um ídolo em meu coração? O Senhor precisa ser o centro da nossa vida. Êxodo 20:7 “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão...” Senhor, o teu nome se tornou comum para mim? De várias maneiras, podemos tomar o nome de Deus em vão. Se a cada dia confessarmos esse pecado, nos tornaremos mais zelosos ao falar o nome do Senhor. Na sua opinião, de que formas podemos tomar o nome de Deus em vão?

(5)

Êxodo 20:8 “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. ” Precisamos estabelecer um dia para nos dedicar ao Senhor. Devido as muitas cargas do dia a dia, muitas pessoas têm entrado em uma rotina sem fim e acabam esquecendo das escrituras. Devemos separar um dia para meditarmos mais nas escrituras, buscarmos mais a presença de Deus, ficarmos mais com nossa família e descansar mais. Temos negligenciado um dia semanal em Tua presença? O dia de descanso? O dia do Senhor? Êxodo 20:12 “Honra teu pai e tua mãe...” Senhor, o que eu fiz hoje para honrar a meu pai e minha mãe? Honrar diz respeito a finanças, como também a dar atenção, atender uma ligação, por exemplo. Quais atitudes você acha que refletem a honra a nossos pais?

(6)

Êxodo 20:13 “Não matarás.” I João 3:15 (Abrir e Ler). Devemos refletir da seguinte forma: Senhor, eu tenho matado alguém em meu coração? Não podemos deixar de amar alguém pela forma de como ela se comportou conosco. Isso não define ninguém. Eu tenho deixado de liberar perdão para alguém? Êxodo 20:14 “Não adulterarás. ” Mateus 5:28 (Abrir e Ler). A nossa forma de olhar para alguém deve ser pura. Qual foi a intensão do meu coração de ter comprado aquela roupa? Por que será que eu passei perfume desse jeito? Na sua opinião, por que devemos ter um coração perdoador?

(7)

Êxodo 20:15 “Não furtarás.”Muitas vezes, por exemplo, encontramos em nossas coisas objetos que não pertencem a nós. Acabamos não devolvendo porque nos beneficiamos, de alguma forma, com eles. Isso é errado. Senhor, há algo na minha casa, no meio das minhas coisas que não é meu? Êxodo 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Atitude é o que a pessoa faz e identidade é o que ela é. Por conta disso, não podemos julgar as pessoas pelo que elas fizeram, isso não as definem.

(8)

Êxodo 20:17 (Abrir e Ler). Tenho cobiçado algo que não é meu? Podemos sonhar com muitas coisas, porém não com aquilo que é de outra pessoa. Pessoas tem invejado umas às outras, com isso muitas inimizades têm surgido. Devemos acreditar que tudo o que precisamos o Senhor colocará em nossas mãos. Se Deus sempre supre as nossas necessidades, por que muitas vezes ficamos ansiosos?

(Conclusão)

Todos os dias devemos nos sondar e reconhecer que o pecado só traz morte. Assim, podemos limpar o nosso coração diante do Senhor e permanecer com uma consciência livre de toda acusação, cumprindo o que diz I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Precisamos estar na presença de Deus com confiança, crendo que nossas orações serão respondidas.

(Palavra da oferta)

Muitas pessoas pensam que para serem abençoadas precisam fazer várias coisas para Deus. Na realidade, a benção do Senhor é inegociável. Jesus já pagou o preço para sermos abençoados. Então, o segredo não é ofertar para sermos abençoado, mas por que o Senhor já nos abençoou.