(1)

Atos 3:1-26 (abrir e ler); Atos 4.4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil. Após a ressurreição de Jesus os apóstolos estavam orando no templo e lá eles encontraram um homem paralítico. Quando alguém se dispõe buscar ao Senhor e tem compaixão de uma pessoa, não há limites para aquilo que Deus pode fazer. Através dessa atitude dos apóstolos, podemos ver que uma multidão foi salva. Por que? Porque alguém se dispôs a buscar a Deus e a ter compaixão. Às vezes tentamos pregar para uma pessoa e não temos sucesso. A unção precisa caminhar junta da nossa consciência para com Deus.
Na sua opinião, como podemos demonstrar compaixão?

(2)

Consciência da condenação
Atos 3:13-16 (abrir e ler). Como você acha que o povo estava ouvindo coisas tão fortes? Eu penso que elas ficaram em profundo aperto. Marcos 16:15-16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Deus não é apenas um nome. O Deus que contemplamos através da Bíblia é o criador de todas as coisas. Um Deus de Amor, porém um Deus de justiça. Alguns acham que por Ele ser amor podemos permanecer em nossos pecados. Isso não é verdade, e esse Deus não é o Deus da Bíblia. Como você acha que devemos agir perante a vontade de Deus?

(3)

Quando falamos em pecado, muitas vezes pensamos apenas nos mais citados como prostituição e adultério. Porém, tem coisas que, as vezes não são considerados, mas que são pecados, como, por exemplo, ter uma atitude de dizer que vai para a Igreja, mas que não vai se envolver muito ou que não vai congregar, isso também é pecado, pois a palavra já nos ensina que nós devemos congregar. Hebreus. 10:28-31 Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. O Deus do Céu usa a palavra condenado. Por mais que seja uma palavra dura, precisamos saber que ela realmente existe. Não importa nossa classe social, se ganhamos muito ou pouco dinheiro. Qualquer pessoa que esteja vivendo na prática do pecado essa pessoa está condenada a passar a eternidade em um lugar onde haverá choro e ranger de dentes. Na sua opinião, porque devemos abandonar o pecado para estar em Deus?

(4)

A consciência da graça.
Sem Cristo estamos condenados a um destino de lago de fogo e enxofre. Atos 3:17-20 (abrir e ler). Nenhum de nós acorda planejando que vai pecar contra Deus e entristecer profundamente o seu coração. Fazemos muitas vezes algo errado por ignorância. Independentemente de ter planejado ou não, o fato é que nosso pecado entristece o coração de Deus. As vezes achamos que Deus não tem um coração. Porém, gostaria de lembrar que Davi foi considerado um homem segundo o coração de Deus. O conselho do Senhor para nossas vidas é que precisamos nos arrepender e nos converter para que sejam cancelados os nossos pecados. O que significa os pecados serem cancelados? Quando Jesus cancela a sua culpa algo poderoso acontece. Nem você mesmo nem o Diabo pode usar qualquer coisa contra você. Quando você se arrepende e confessa, os seus pecados são perdoados. Na sua opinião, porque devemos ter uma vida de arrependimento e confissão de pecados?

(5)

Atos 3:20 a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus. Quando decidimos não pecar mais, sobre as nossas vidas veem tempos de refrigério. Recebemos a benção plena de Deus sobre nossas vidas. Por mais que tenhamos cometido pecados, se de verdade nos arrependemos, passamos a não ser mais escravos do pecado. Porém, passamos a ter outro dono. Esse dono é Jesus. Nossa vida pertence totalmente a Ele. Na sua opinião, porque é bom ter Deus como nosso dono?

(Conclusão)

Quando entregamos nossa vida a Jesus passamos a pertencer a Ele. Assim, não vivemos mais para si, mas para Aquele que morreu e ressuscitou. Devemos abandonar as práticas pecaminosas e nos converter ao Senhor. Assim, o Senhor purificará nossa consciência. Deus quer que vivamos na consciência da Graça, ou seja, na certeza de que pertencemos a Ele. Se até ontem nos sentimos condenados, hoje precisamos nos converter ao Senhor e acreditar que Ele nos redime de toda culpa.

(Palavra da oferta)

Quando nos convertemos ao Senhor, deixamos de ser escravos do pecado. Passamos a ter outro Dono. Nossa vida pertence a Jesus. Tudo o que temos pertence a Ele. Por conta disso, devemos servi-lo sem reservas, sabendo que Ele tem tudo que precisamos. Devemos ofertar e dizimar também sem reservas, pois estamos obedecendo a princípios, dessa forma as bênçãos do Senhor nos alcançaram.